Muitos jovens ainda não tiveram o primeiro emprego formal e buscam encontrar um trabalho. Mas o que muitos ainda não sabem é que existem algumas atitudes e comportamentos que podem auxiliar o jovem a encontrar a vaga e ser selecionado para a entrevista. Existem algumas ações na elaboração de um currículo mais sucinto e organizado, conforme as informações que os empregadores necessitam. Assim como os tipos de entrevista e as perguntas que são mais comuns pelos recrutadores.
As respostas perante cada pergunta devem ser feitas da maneira mais simples e objetiva para que a comunicação seja assertiva. Mas o que seria uma comunicação assertiva no trabalho e fora dele? Aqueles que se comportam de forma assertiva sempre respeitam os pensamentos, sentimentos e crenças de outras pessoas, assim como os seus próprios. Em todas as interações com outras pessoas, seja em casa ou no trabalho, com chefes, clientes ou colegas, a assertividade ajuda a se expressar de forma clara, aberta e razoável, sem prejudicar os próprios direitos ou dos outros. A assertividade permite que os indivíduos atuem em seu próprio interesse, se defendam sem ansiedade indevida, expressem sentimentos honestos e demandas específicas sem negar os direitos dos outros. O domínio de nossos sentimentos, sentidos, instintos, emoções nos diz que somos uma pessoa ponderada.
Uma pessoa é assertiva quando:
- Analisa todos ao seu redor antes de falar
- Considera as percepções desta análise no momento de se posicionar
- Não ofende
- Não omite
- Parabeniza o correto
- Pontua o errado
- É educada e elegante, usa de franqueza e educação tanto para o certo quanto para o errado
- Não aponta o dedo
- Assume a responsabilidade pelos erros
- Partilha os acertos
Então, temos que, não apenas na hora da entrevista, falar e agir de forma assertiva pois, se conseguirmos a vaga, nossos comportamentos deverão também ser assertivos. Um funcionário que sabe se comunicar e trabalhar bem em equipe, é assertivo. Então na busca pela vaga, se você está tendo alguma dificuldade para conseguir ser chamado para as seleções, talvez seja uma ótima ideia fazer um curso em que lhe capacite na busca de seu primeiro emprego formal. E aqueles que não tiveram um emprego formal mas trabalharam? Esses não precisam se preocupar quando lhe perguntarem se há uma experiência de emprego anterior? Aqueles que cuidaram de crianças e idosos e ajudaram seus pais em algum trabalho, podem dizer sim que já trabalharam, mas em um trabalho informal. Quer saber mais sobre Capacitação ao Emprego? E dicas que poderão lhe ajudar a encontrar um emprego segundo as leis trabalhistas? Podemos te ajudar. Entre em contato e acesse o site.
Sílvia D. Silva
Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal
Para saber mais acesse o site www.escolaseac.com e saiba mais informações ou pelo telefone: (51)3723-1758 e fone/whats: (51)98608-0509.
0 respostas em "Quer conseguir a primeira vaga de trabalho e não sabe como?"