Quais os motivos para estudar na modalidade à distância?

Os cursos em EAD estão ganhando uma posição de destaque pois muitas pessoas não possuem disponibilidade de tempo e/ou questões financeiras para o deslocamento até uma escola/universidade. O que muitas pessoas pensam é que o aprendizado e profundidade dos conteúdos talvez não sejam tão produtivos. Mas isso não é verdade porque muitos alunos quando iniciam o curso se deparam com uma quantidade em potencial de conteúdos através de vídeo aula, pdfs com artigos e material extra classe para estudar além da disciplina. Os cursos a distância tem o mesmo propósito que os da modalidade presencial, o que difere é a metodologia interativa. Mas como assim? Na questão da comunicação, ao interagir o aluno introvertido pode ficar mais envergonhado do que em sala de aula e os extrovertidos acabam falando bastante.

Nos estudos, o aprendizado pode ser até otimizado ainda mais do que na modalidade presencial, porque existirá uma cobrança por parte do educador, através de provas, trabalhos, leitura de textos e perguntas no chat. As vantagens em fazer um curso online é que você pode estar no conforto de sua casa, e assistir as vídeos aulas quando quiser, caso não consiga participar do dia da aula.

A Educação a Distância (EAD) é uma metodologia de ensino que objetiva o aprendizado independente. Através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como chats, fóruns e videoconferências. Apesar do grande crescimento da educação a distância, apenas uma quantidade pequena de alunos brasileiros fazem um curso EAD. Esse fato se deve principalmente pela falta de informação e de divulgação sobre essa modalidade de ensino e até alguma crença de que o ensino não será bom.O EADé uma modalidade de aprendizado em que  a comunicação entre o professor e os alunos se dá em tempos e locais diferentes. Essa metodologia de aprendizado possibilita a capacitação e formação de pessoas que possuem pouco tempo disponível e desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Conheça alguns motivos para se fazer um curso de graduação a distância:

Custo-benefício

Os cursos a distância possuem um custo menor se comparados aos cursos presenciais. Isto ocorre pois estes cursos não necessitam de um local físico para as aulas, pois elas ocorrem através dos ambientes virtuais de ensino.  Dessa forma, têm um custo mais baixo de manutenção do que cursos presenciais, dando oportunidades a alunos que querem trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Pode acessar várias vezes  mesmo conteúdo e salvar no computador

Outro fator que torna o ensino a distância interessante é que se o aluno não entender muito bem um conteúdo de uma aula anterior, poderá  revisá-lo quantas vezes quiser. O material utilizado no EAD fica disponível no site para poder ser consultado quando quiser.

Professor Online

Existe um professor online, costumam-se chamar de tutor. Ele irá responder suas perguntas, dar dicas, orientar, acompanhar seu desenvolvimento e também avaliar seus trabalhos e exercícios. No site das instituições que possuem EAD você encontra um ambiente presencial e o chat ao vivo que é dinâmico e prático.

Certificação

O maior receio na hora de fazer um curso à distância está no reconhecimento do certificado. As informações são atualizadas, o usuário também terá informações sobre os índices de qualidade de ensino e informação sobre seu desempenho durante o curso.

E quanto as habilidades que o mercado de trabalho procura?

O mercado de trabalho dá preferência a candidatos que têm um grande senso de responsabilidade e conseguem ser ágeis. E a EAD vai formar você para a autonomia e a liderança, pois nela o seu desenvolvimento também o tornará mais independente e com  maiores responsabilidades. Fazer seus próprios horários e estudar à sua própria maneira não significa apenas ter uma rotina mais flexível, mas também desenvolver habilidades que seus concorrentes poderão ser menos incentivados a exercitar, como planejamento, motivação pessoal, comunicação e organização, entre muitas outras.

Qualidade de vida

Outro fator que torna a EAD uma boa opção é a qualidade de vida que ela possibilita ao aluno. Em uma sociedade na qual a maioria das pessoas fazem várias atividades ao mesmo tempo, é exaustivo se locomover de um lugar para o outro apenas para assistir às aulas e ter acesso aos materiais que a tecnologia pode levar até você! Na Educação à Distância você não só terá tempo para estudar e trabalhar, mas também para investir no seu lazer, curtir a família e os amigos. Na EAD, o tempo não é só a ferramenta de construção do seu aprendizado, mas também do seu bem-estar no presente!

Gostou do post? Você quer saber mais sobre ensino e cursos a distância?
Acesse o site da escola, www.escolaseac.com ou pelo telefone.

Silvia D. Silva Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal
17 de fevereiro de 2021

0 respostas em "Quais os motivos para estudar na modalidade à distância?"