Por que aprender informática básica é tão importante?

A informática está presente em várias áreas profissionais e em nosso cotidiano. Nos últimos anos, a expansão da internet e dos celulares tornou-se uma forte potência do mercado de tecnologia.  Ter conhecimentos em informática básica é uma competência e habilidade essencial. Saber utilizar o Excel, Power Point e Word é algo básico nos dias de hoje. Com a expansão do uso das tecnologias e a digitalização dos dados, conhecer os conceitos fundamentais dessa área é cada vez mais necessário.

Além disso, a capacidade de entender TI, pode ser um diferencial no mercado de trabalho. Neste post, trazemos alguns argumentos sobre a importância da informática na atualidade, juntamente com algumas dicas sobre como se manter atualizado. Fazer um curso técnico em informática é uma ótima escolha para quem está saindo do ensino fundamental ou médio e quer entrar no mercado de trabalho e está pensando em se preparar  para crescer na profissão.

Veja, a seguir, 5 Motivos Para Você Fazer um Curso de Informática!

1. Mercado de trabalho competitivo

Nosso mercado não para de crescer, e quem tem um curso de informática está em vantagem na hora de conseguir a vaga. Mesmo em meio a crise causada pela Covid-19, existem diversas perspectivas de crescimento na área de TI. Aliás, tudo o que se fez referente a isolamento social, home office, aulas à distância, etc. aconteceram  através do desenvolvimento tecnológico realizado por profissionais destas áreas. As transformações tecnológicas sempre ocorrem. Estar atualizado nestas tendências e em relação a estas oportunidades é fundamental para profissionais que buscam boas oportunidades.

1. Diversas opções de atuação

Conhecimentos de informática são muito importantes no mercado de trabalho, especializam a pessoa, tanto em montagem e manutenção de computadores, tablets, notebooks, quanto em linguagens de programação, podendo inclusive tornar o profissional apto a atuar como analista e desenvolvedor de software, configuração e instalação de redes, analista de suporte técnico, etc.

1. Formação e empregabilidade mais rápidas do que a graduação

Os cursos de informática, são mais rápidos do que um curso de graduação e o mercado está cada vez mais competitivo, as empresas buscam profissionais mais rapidamente preparados, prontos para atuar, o que é um aspecto positivo para quem deseja uma posição no mercado de trabalho.

1. Bons salários

Outra forte razão para fazer um curso profissionalizante em informática está relacionada aos salários dos profissionais.

1. Oportunidade de empreender

Além de ter um mercado de trabalho com demanda para essa área, pronto para absorver mão de obra especializada, quem escolhe um curso de informática também pode empreender. Criar seu próprio negócio e atuar como consultor para pequenas empresas, prestar serviços de manutenção de equipamentos, desenvolver aplicações tecnológicas etc… É só uma questão de atitude, pois há crescente demanda nos mercados regionais principalmente.

Silvia D. Silva
Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal e professora

11 de fevereiro de 2021

0 respostas em "Por que aprender informática básica é tão importante?"