Perfis comportamentais de vendedores, qual o seu?

Você sabe quais os perfis comportamentais de vendedores que existem? E se você é vendedor qual seu perfil? Quer saber no que a técnica da ‘empurroterapia’ pode prejudicar o seu cliente? Então aqui vai de forma sucinta uma descrição de como cada um deles tem uma abordagem diferente que pode estar relacionada com a personalidade ou não.

Existem quatro tipos específicos de vendedores. O Amigão, que faz de tudo para ficar amigo do cliente, tentando cativar ele de todas as formas e muitas vezes forçando uma amizade através do atendimento para a realização de vendas, é o empurra vendas sem a real necessidade do cliente. O Manipulador, que tenta persuadir o cliente através de palavras para induzir a compra, utiliza-se de mentiras, coloca pressão e medo no cliente. O Racional, que utiliza-se da razão para explicar o produto e sua utilidade e os benefícios deste para o consumo do cliente sem usar as emoções. O sedutor, que com palavras sedutoras e um olhar cativante, tenta vender o produto, exagerando nas emoções, chantageando-o a comprar dele e não do concorrente.

E ainda existem os perfis chatos, os insistentes e inconvenientes. Mas então como fazer para modificar esse comportamento? O que muitas pessoas não sabem é que tão importante como saber as técnicas de vendas, é saber sobre suas qualidades e perfis profissionais. O profissional de qualquer área que se conhece, se desenvolve melhor no seu trabalho, se relaciona melhor com as pessoas, é mais assertivo e honesto com todos.

Como saber se sou um ‘empurra vendas’? Para vender bem, é preciso se colocar no lugar de cliente. E fazer as perguntas a si próprio: como eu gostaria de ser atendido? Gosto que forcem um produto para mim? Gosto de vendedores que falam em demasia e que são insistentes chegando a ponto de me estressar e fazer ir embora do local? E aqueles que forçam saber do seu gosto pessoal achando que o melhor produto é o do gosto dele e não o seu?

Pergunte-se como você gostaria de ser tratado. Para melhorar suas qualidades e performance, existem hoje cursos e técnicas de vendas em que treinam um profissional para que ele seja o mais próximo do ideal em relação as vendas. Sem ser invasivo e grosseiro, devemos sempre prezar pelas exigências do mercado de trabalho. Afinal, quem não gosta de ser tratado com discernimento e bom senso? Quanto mais honestidade e integridade um vendedor demostrar, mais o cliente notará e poderá comprar o produto.

Gostou do post, compartilhe com seus amigos.

20 de novembro de 2020

0 respostas em "Perfis comportamentais de vendedores, qual o seu?"