Ler é importante para um vendedor?

A leitura é um fator importante para qualquer pessoa em sua profissão. Uma premissa que muitas pessoas já sabem, mas muitos ainda não conseguem desenvolver este hábito. Dessa forma, se você quer ter um vocabulário mais abrangente, vender mais, se tornar convincente e credível, será necessário se tornar um leitor. Mas como ocorre esse processo de leitura? Comece lendo duas páginas por dia, escolha um livro o qual aborde um assunto que você goste.

O próximo passo é ler livros com um bom nível de referencial teórico na sua área profissional, para estar a frente e atualizado. Se você deseja se destacar em sua área deve ser diferente. Não é necessário ser um leitor voraz, mas é preciso estar preparado dentro de sua linha de atuação laboral. Se o objetivo for vender mais, procure ler sobre estratégias de vendas e uma abordagem atualizada para lidar com os perfis de clientes e seus temperamentos.

Close-up of mature lawyer reading law book

Algumas pessoas não entendem o que você fala? Ou você não entende o que outras pessoas falam? Muitos problemas de interpretação podem ser resolvidos com autoconhecimento e empatia. Quanto mais nos conhecemos, mais sabemos lidar com nossas emoções e com as dos outros. Isso se chama inteligência emocional. Esta, é uma característica que todo vendedor deve ter, e se caso não souber o que é inteligência emocional, é necessário buscar esse conhecimento, essa leitura.  E entender que, muitas vezes, ler é um hábito, mas quem resiste a se manter atualizado ou pensa que é algo desnecessário, pode acabar se tornando um profissional obsoleto.

Um vendedor que lê sobre o produto, conhece e entende o que vai vender, já está em vantagem sobre aquele que pensa apenas na venda. Quem sabe o que vende, busca saber o que falar, a melhor abordagem e comunicação assertiva para seu cliente. Entretanto, muitas vezes a leitura por si só não auxilia muito, então neste caso, fazer um curso de capacitação na área poderá trazer o conhecimento que falta.

E o mais importante de tudo é ter uma postura de humildade, pois quanto mais lemos e estudamos, mais precisamos saber. Já diz o ditado “quem pensa que já aprendeu tudo, na realidade aprende quase nada”. Uma pergunta que muitas pessoas fazem é como conseguir fazer um novo hábito virar rotina. Segundo o livro Hábitos Atômicos, o autor descreve que é necessário tornar o hábito interessante e satisfatório. Um processo mental que seria uma mudança de crença limitante transformada em atitude. Apenas comece a ler e pense que isso fará diferença em seu trabalho ou vida pessoal, transforme a atividade em algo leve e agradável.

368341410

E você, tem o hábito de ler? Quais os estilos de livros que mais combinam com suas vendas? Quer saber mais? Acesse nossa página www.escolaseac.com ou entre em contato pelo telefone (51) 98608-0509

Silvia D. Silva

Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal

8 de outubro de 2020

0 respostas em "Ler é importante para um vendedor?"