fbpx

Endereço

Em breve nova sede

Telefone

(51) 3723  1758

E-mail

seac@escolaseac.com

Inteligência Emocional no Trabalho

A inteligência emocional é uma capacidade cognitiva de tomadas de decisões racionais. Para Goleman, um indivíduo que consegue racionalizar em situações conflituosas e superar desafios sem interferência das emoções, ou conduzindo as emoções de forma lógica, tem uma IE (Inteligência Emocional) bem desenvolvida. 

Mas existem tipos de Inteligência Emocional, algumas pessoas tem uma IE mais elevada e outras possuem uma IE mediana. Há também aqueles que devem desenvolver um mecanismo de raciocínio, para então adquirir essa inteligência cognitiva.

No trabalho, colaboradores com IE são mais produtivos e de fácil convivência. A personalidade e o temperamento também estão relacionados com esta habilidade. Algumas características como autoconsciência, empatia, autocontrole, raciocínio lógico e comportamento retilíneo voltado para condutas íntegras, são aspectos de um nível satisfatório de IE. 

Existe algum treinamento comportamental para desenvolver IE no trabalho? A maioria das pessoas já tem um nível significativo, mas é possível, através de um autoconhecimento, melhorar as aptidões para tais habilidades. E como pode ser feito? Através de um processo de Coaching. Durante as sessões são realizadas perguntas em que o coache verificará o que quer melhorar e como pode fazer para aplicar em sua vida pessoal e profissional.

Segundo referenciais teóricos sobre IE e sobre IE no trabalho, o que os  diferencia é que um é direcionado para as capacidades laborativas e outro para a vida pessoal. As qualidades que um indivíduo deve ter para desenvolver uma IE são na realidade, competências intelectuais utilizadas pelas faculdades mentais. 

Em treinamentos de equipes são muito utilizadas ferramentas que promovam o aprimoramento de um comportamento racional e assertivo. Quando temos reações mais pessoalizadas estamos agindo com as emoções, quando reagimos utilizando a razão, estamos usando o intelecto – IE. Ser um indivíduo racional para algumas pessoas pode ser muito difícil, pois existem pessoas muito sensíveis, o que de certa forma não é muito saudável, uma característica de baixa Inteligência Emocional. 

Para saber mais acesse o site https://escolaseac.com/

Silvia D. Silva 
Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal 

22 de outubro de 2020

0 respostas em "Inteligência Emocional no Trabalho"

Deixe sua mensagem

| Seac - Escola de Educação Profissional, CNPJ: 03.005.175/0001-80
X