8 Características do perfil profissional mais requerido no mercado de trabalho

Você sabe quais  atitudes os empregadores querem em um candidato à vaga na hora da seleção de entrevista? São pequenos comportamentos que fazem toda a diferença e que podem te ajudar a conseguir a vaga.

1. Capacidade para solucionar problemas: Uma das competências mais valorizadas pelo mundo corporativo, a capacidade de solucionar problemas, sejam eles simples ou complexos compõe o perfil de um profissional que também tem inciativa.
  2. Inteligência Emocional: O profissional atual precisa compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, e isso implica em praticar a inteligência emocional, entender as emoções e poder controlá-las.
  3. Liderança: Alguém que realmente sabe o que é liderar é o tipo de profissional que o mercado mais precisa. Ser líder é assumir responsabilidade, delegar tarefas, saber se comunicar e desenvolver pessoas.
  4. Posicionamento com elegância e educação: Pode até parecer algo óbvio, mas não é. O perfil que o mercado procura envolve saber se posicionar quando necessário. Significa que se o colaborador não concorda com algo, ele pode expor sua opinião, mas de uma forma agregadora e não conflituosa, de maneira que as pessoas compreendam que não se trata de um conflito, mas do fato de alguém pensar diferente.
  5. Persistência: Não é à toa que essa é uma das habilidades do perfil que o mercado procura em um profissional. Alguém que mantém o seu foco com comprometimento, engajamento, com envolvimento, mas sabendo também o limite tênue entre ser insistente e se tornar um chato na organização. Cuidado para não ser aquela pessoa que sempre abre a boca para falar e as pessoas logo pensam “lá vem ele! Enquanto não concordarmos, não vai parar de falar”.
  6. Capacidade de negociação: O mercado necessita de líderes e gestores que tenham essa competência, que saibam apresentar propostas e, acima de tudo, que tenham convicção daquilo que falam e defendem.
  7. Conhecimentos técnicos e diversos: O profissional que hoje deseja se destacar em sua carreira precisa estar sempre estudando, formal e informalmente. Deve ser curioso e estar sempre em busca de novidades. Além disso, para aumentar o seu escopo de aprendizagem, é importante estudar áreas que podem agregar no seu conhecimento.
  8. Flexibilidade: As necessidades dos clientes mudam, as estratégias das empresas mudam e um profissional engessado é a última coisa que as organizações querem. Portanto, um profissional flexível é aquele que sabe lidar com as adversidades de forma assertiva, que sabe mobilizar os recursos da organização e propor ideias diferentes, além de compreender os riscos e trabalhar para gerar resultados e estratégias distintas.

21 de janeiro de 2021

0 respostas em "8 Características do perfil profissional mais requerido no mercado de trabalho"