Muito longe de ser na tradução literal, ‘pensando design’, este termo tem a representatividade na nossa capacidade de sermos intuitivos, reconhecer padrões, desenvolver ideias que tenham um significado emocional e funcional em que podemos nos expressar através das mídias e contribuir no desenvolvimento de um produto ou serviço.
Mas por que uma empresa deve pensar em criatividade e produtividade? Grandes ideias e pensamentos são procedentes do Design Thinking, em que um conjunto de princípios pode ajudar na criação de uma campanha publicitária ou produto. Na realidade esse modelo de criação serve para verificar e conhecer melhor as necessidades das pessoas que você esta vendendo seu produto ou serviço. O objetivo é analisar todas as situações para vender melhor através dos relacionamentos e conexões que o público mais necessita. Baseia-se na intuição e nos mapas mentais para compreender o que o consumidor precisa que pode ser pela necessidade do produto, a praticidade e se ele é viável.
Então é utilizado na realização de um projeto a partir dos objetivos de nível de preço, tecnologia disponível, segmento de mercado, público alvo etc. Uma equipe interdisciplinar e inteligente, no sentido de contribuir com suas habilidades para organizar o poder criativo na elaboração do produto dando espaço para a inovação, inspiração, idealização e implementação.
Em uma equipe com vários colaboradores de várias áreas, todos se sentem donos das ideias e assumem a responsabilidade por elas. No Design Thinking talentos se reúnem, pessoas colaborativas e otimistas para chegar a um produto final. É uma mentalidade criativa, de inovação e reside no processo criativo com as habilidades de todos. A ideia é facilitar o desenvolvimento do produto. Quando uma empresa coloca essa metodologia para criação de produtos em sua marca organizacional, ocorre a construção de um produto mais coerente com a realidade.
Existem alguns elementos que devem ser analisados entre a equipe, os insights, a observação e a empatia. A evolução do design para o Design Thinking é a criação de produtos para a análise da relação entre pessoas e produtos, pensando primeiro nas pessoas e suas necessidades. A prática do design é observar o comportamento do consumidor de um determinado produto. A função do Design Thinking é traduzir observações em insights, e ser colocados em produtos e serviços para melhorar a vida das pessoas. Tim Brown, descreve que para pensar em como fazer um produto, é preciso pensar nas pessoas como pessoas, e através da vida das pessoas se inspirar com novas ideias, reconhecendo as necessidades, através da empatia, de ver suas principais exigências e a ver como tem a mentalidade própria com seu dinheiro e mecanismos de consumo.
Muito além de epifanias ou pensamentos malucos, o Design Thinking objetiva justamente o pensamento criativo com os pés no chão e voltado para a realidade do consumidor. É tudo baseado em cima do que ele realmente precisa e como este pode ser ajudado de forma verdadeira através de uma estruturação de elaboração de um produto ou serviço. Segundo o Tim, CEO da maior consultoria de Design e Inovação do Mundo, as inovações dentro de uma equipe, potencializa e conduz a empresa ao sucesso.
Silvia D. Silva
Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal
0 respostas em "Você sabe o que é Design Thinking?"