Por que é importante ter capacitação profissional?

O  que é capacitação profissional? É um treinamento orientado para o melhor desempenho de um perfil profissional comportamental, tendo o objetivo de atualizar e desenvolver no indivíduo um perfil de trabalhador mais adequado com os valores e cultura organizacional da empresa. Hoje, muitas empresas querem uma contratação efetiva de um colaborador para que se evite rotatividade e prejuízos financeiros na empresa.

As pessoas que entendem isso, buscam se reciclar, e para isso é necessário saber o que essas empresas querem em um funcionário. Buscar uma capacitação é se desenvolver dentro de todas suas habilidades, pontos positivos e pontos negativos para que este seja competente o suficiente para a função que a vaga demanda.

O que é visto em um curso de capacitação? Muito mais do que uma análise de perfil profissional, é realizado um treinamento de habilidades seja em qualquer setor que este indivíduo estiver. Algumas técnicas de comunicação assertiva, habilidades e qualidades profissionais, direcionamento íntegro dentro da empresa. Este profissional é treinado para que saiba lidar com pessoas e que tenha uma mentalidade de crescimento. Seja na resolução de conflitos e problemas, que seja um profissional conciliador e produtivo, que saiba ser responsável, racional, que tenha autoconsciência e acima de tudo, capacidade de negociação. Esses são alguns atributos que são desenvolvidos durante o curso.

Mas é possível conseguir uma vaga de trabalho com este curso? Sim, além do aprendizado técnico de como fazer currículo, técnicas de comportamento e postura em uma entrevista, tipos de entrevista, também é estudado alguns comportamentos para se manter durante o trabalho como regras de etiqueta social, reforço de caráter, motivação intrínseca e extrínseca, saber ouvir mais e falar menos. Todos esses ajustes de imagem postural e comunicação, são verificados e alinhados.

E o teste vocacional que será feito na primeira aula, será um mecanismo em que o indivíduo se conhecerá todas suas competências e capacidades e suas áreas que melhor combinam com seu perfil profissional. Assim, é desenvolvido as habilidades que são menos fortes e potencializadas para a vaga que o indivíduo almeja. O objetivo da capacitação é deixar uma pessoa pronta para uma vaga de emprego, com sua performance mais desenvolvida e condizente possível.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre capacitação profissional e desenvolvimento pessoal?

Silvia D. Silva

Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal

19 de novembro de 2020

0 respostas em "Por que é importante ter capacitação profissional?"