Inteligência emocional nada mais é do que um conjunto de características existentes em um indivíduo. E quais são elas? A empatia, autoconsciência e a capacidade cognitiva. No trabalho, seja ele de vendas ou qualquer área, utilizaremos muito e certamente conseguiremos desempenhar uma ótima venda, ensinar algo para alguém ou desenvolver uma tarefa em grupo se possuirmos inteligência emocional.
Identificar as emoções alheias e interpretar de forma correta é o que nos torna racional. Seja no trabalho ou em qualquer situação, é preciso que façamos com que as pessoas se sintam importantes, mas para isso devemos deixar de sermos autocentrados e devemos focar nas pessoas com quem convivemos. Quando ouvimos as pessoas, e nos interessamos por elas, quando estamos emocionalmente conectadas com elas, estamos tendo “rapport”, demonstrar empatia para elas é muito importante pois libera dopamina, o que causa uma sensação de alívio e bem-estar. Seu cliente, aluno, colega são valiosos, demonstre isso a eles.
Elogie as pessoas com sinceridade, todos gostam de um elogio genuíno porque ao valorizar as pessoas, ajudamos na autoestima delas. Dê atenção ao seu cliente, seja recíproco. Faça com que as pessoas se sintam importantes, use isso no seu trabalho e verá toda a diferença nas vendas, na aprendizagem ou no desenvolvimento de uma tarefa. Compreender a situação e problemas dos clientes, auxiliará na venda do produto, no processo de aprendizagem, e na elaboração de uma tarefa.
Mas o que é inteligência emocional em vendas? É a resolução de problemas, ao enfrentar situações conflituosas e problemáticas e ter Rapport que seria a empatia. O rapport inicia com o autoconhecimento. Assim como é necessário ter empatia, ser hiperempático não é saudável e tampouco zero empatia, se fossemos mensurar em uma escala. A empatia equilibrada regula as emoções de medo, raiva, escassez, ódio e ciúmes. Por isso no processo de vendas, é importante interessar-se genuinamente pelo cliente e ser o mais honesto possível.
Quando o cliente sentir que você o entende, que vocês compartilham uma linguagem e conduta em comum, ele comprará o produto pois sentiu-se compreendido. E isso é o que todos os seres humanos querem. Ser egocêntrico demais, prejudicará na forma de ver quem é o seu cliente e o que ele realmente necessita.
0 respostas em "Inteligência emocional nas vendas, você tem ?"