O ambiente de uma empresa é um dos grandes responsáveis pela produtividade e o melhor desempenho dos funcionários.
Por esse motivo, não é de hoje que negócios inovadores buscam investir em um local mais divertido e descontraído, para que os empregados se sintam estimulados profissionalmente.
Mas independentemente de como o seu espaço está dimensionado e as estratégias adotadas pela sua empresa, o importante é tratar todos com respeito. Isso é algo fundamental para todos da equipe.
O respeito é capaz de fazer com que os funcionários e gestores sejam bem visto por todos e, por conta disso, é essencial ouvir as necessidades de cada um e respeitar as opiniões dos outros, mesmo que elas sejam muito diferentes da sua.
Ao escutar as diferentes visões de mundo dos seus colaboradores, também é possível garantir um ambiente de trabalho mais saudável.
Por isso, encoraje os colegas a expor suas ideias e pensamentos, para a promoção de uma comunicação plena, efetiva e agradável dentro do local de trabalho.
A falta de concentração é um dos principais problemas no ambiente de trabalho, porque afeta diretamente a produtividade e a satisfação dos funcionários, já que os profissionais acabam sobrecarregados com o excesso de tarefas ou tendo que cumprir horas extras.
Há várias formas de reduzir a desatenção dos colaboradores, como buscar suporte tecnológico e estimular hábitos saudáveis dentro da empresa.
Por exemplo, o uso de softwares que otimizam a organização e o andamento de tarefas, tornando as atividades mais eficientes e completas.
Sobre a importância do exercício físico antes de iniciar a jornada.
Essas atitudes também geram a integração entre os profissionais, facilitam a comunicação e servem de incentivo para que eles exerçam seus trabalhos de forma mais natural.
Uma pessoa é assertiva quando:
Analisa todos ao seu redor antes de falar
Considera as percepções desta análise na hora de se posicionar
Não ofende
Não omite
Parabeniza o correto
Pontua o errado
É educado e elegante, usa da franqueza e educação tanto para o certo quanto para o errado
Não aponta o dedo
Assume a responsabilidade pelos erros
Partilha os acertos
4 comportamentos relacionados a assertividade
Comportamento Passivo
O indivíduo imediatamente concorda com o que é dito ou com os acontecimentos a sua volta, mesmo que no fundo não concorde. Ou, antes mesmo de ter uma opinião formada sobre a questão. Geralmente é tímido (mas nem sempre), evita envolvimentos, não pergunta o porquê das coisas, tem medo de dizer não, de reclamar e frequentemente tem falta de confiança. Guarda quase tudo o que sente, mas quando chega no seu limite, explode. Vai imediatamente para o outro extremo, provocando rompimentos.
Comportamento Agressivo
O comportamento agressivo é baseado em ganhar. O indivíduo faz o que é do seu próprio interesse, sem considerar os direitos, necessidades, sentimentos ou desejos de outras pessoas. Isso não quer dizer que esteja errado, mas a forma como se posiciona desconsidera o interlocutor. Quando se é agressivo, se é também egoísta de forma a não engajar as demais partes naquilo que é proposto por exemplo.
Comportamento Passivo/Agressivo
É um comportamento peculiar, são ocasiões em que se tem algo a dizer, porém nem sempre é dito. Por vezes o indivíduo não tem coragem para expressar o que pensa, mas reclama pelas costas. Faz uso de ironia e sarcasmo, acaba agredindo e irritando embora esteja sempre “brincando”. Evita o conflito e raramente se manifesta. Porém, é agressivo por trás dos panos. É o famoso “duas caras”, por vezes considerado falso. Fica em cima do muro e não manifesta opinião. No entanto, fala dos demais pelas costas. É o tipo de pessoa que não olha muito nos olhos e até distorce as palavras do outro.
Comportamento Assertivo
A assertividade é baseada no equilíbrio. Requer ser direto sobre seus desejos e necessidades, ainda considerando os direitos, necessidades e desejos dos outros. Quando você é assertivo, você está seguro de si mesmo e extrai o poder disso para entender com firmeza, justiça e com empatia. É transparente para falar e sabe ouvir. Sabe ouvir críticas sem partir para o ataque pessoal. Tem a postura segura e comedida. Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos. Vai direto ao ponto sem ser áspero.
Para saber mais entre em contato conosco.
Silvia D. Silva
Coach de Carreira e Desenvolvimento Pessoal
0 respostas em "Como podemos ser mais assertivo no trabalho e nas relações pessoais?"