Como ser um empreendedor de sucesso?

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/carreira/como-ser-um-empreendedor-de-sucesso/

Empreendedor é a palavra utilizada para designar o indivíduo que dá origem a uma organização, realiza inovações em seu setor e obtém lucros com a mesma. Sua função é identificar as oportunidades e os recursos e transformá-los em negócios que gerem lucro. O empreendedorismo é o principal elemento do desenvolvimento social e econômico de um país.

O empreendedor possui um olhar novo sobre o mundo e sua evolução. Ele traça metas, conhece o processo administrativo e desenvolve habilidades únicas. Seu foco está no aprendizado dos pilares da educação e, com isso, pode tomar decisões que seus concorrentes não pensariam em tomar.O empreendedor de sucesso se diferencia dos demais concorrentes, pois ele possui qualidades que ajudam na sua vitória em relação aos seus adversários.

Muitos empreendedores, como Steve Jobs e Bill Gates não foram alunos exemplares, porém possuíam uma inteligência espacial diferenciada para compreender contextos, um alto grau de confiança em si mesmos e uma grande habilidade em lidar com as pessoas.

Todos os empreendedores de sucesso já tiveram algum fracasso significativo em sua carreira, porém, eles tiraram proveito desses fracassos, persistiram e correram atrás de oportunidades. As principais características de um grande empreendedor, são:

Coragem para empreender

Arriscar-se faz parte do empreendedorismo. Começar do zero é uma habilidade de grande importância. O empreendedor gera soluções para conseguir capital improvisando. Ele se arrisca. Com as informações em mãos, ele calcula o risco e toma as decisões certas.

Persistência

As dificuldades irão surgir. Muitos empreendedores iniciaram sozinhos o seu empreendimento.  Transformaram o fracasso em sucesso. Situações difíceis não devem ser encaradas como o fim, mas como uma nova oportunidade. Empreendedores são otimistas.

Capacidade de planejar

O empreendedor deve ter um objetivo e estabelecer metas para chegar nele. Uma das grandes habilidades do empreendedor é a capacidade de ter uma ideia e colocá-la em prática, através de ações e planos.

Liderança

O empreendedor de sucesso tem a capacidade de se automotivar e de estimular a energia de todos os membros do seu projeto. Ele é um ótimo ouvinte e deixa sua equipe comprometida. Saber delegar tarefas, combinar e organizar processos são características de um bom líder.

Eficiência

A visão empreendedora consegue enxergar além do que outras organizações enxergam. Os empreendedores criam caminhos novos, aproveitando de todos os recursos que possuem. Eles direcionam seus esforços para conquistar o cliente.

Opinião própria

Empreendedores vivem em constante busca por oportunidades novas e únicas de negócio. Muitos negócios só deram certo porque seus criadores eram teimosos. Eles contrariam a tudo e a todos, porém sabem escutar.

Atitudes de um empreendedor de sucesso

Confiança em si mesmo

Grandes empreendedores confiam nas suas atitudes e instintos. Isso faz com seus subordinados tenham entusiasmo para seguir em frente. Eles admitem que erraram e pedem desculpas. Além disso, não tem medo de pedir ajuda. Mesmo falhando, essas pessoas não tem receio de tentar novamente.

Paixão pelo trabalho

Empreendedores tem paixão pelo trabalho que realizam, e por isso o fazem. E isso os inspira a trabalhar várias horas para cumprir sua meta. Eles estão dispostos a realizar uma grande quantidade de trabalho sem reclamar, somente pelo prazer de trabalhar. Isso faz com que eles se sintam confortáveis e seguros.

Solução rápida de problemas

Empreendedores aprendem com grande facilidade. Eles tomam decisões e assimilam dados em uma velocidade assustadora. Uma vez entendido o problema, resolvê-lo para eles é fantástico. Empreendedores vivem para solucionar problemas e se divertem em trabalhar até chegar a solução correta.

16 de setembro de 2020