Você tem se sentido ansioso neste período pandêmico?
A ansiedade é um sentimento natural que pode ser bom quando remetemos a uma esperança, expectativa ou euforia de uma alegria. Mas ela também pode ser prejudicial quando seus níveis estão alterados ou elevados. Quando a ansiedade vem de fatores que podem desencadeá-la? E quais são estes fatores? Medo, rejeição, insegurança, complexos de inferioridade, comparação com terceiros, falta de dinheiro, falta de um trabalho, solidão, sentimento de não conseguir finalizar ou iniciar uma tarefa, vergonha, timidez, doenças, decepção e outros fatores que alteram consideravelmente o comportamento de uma pessoa. Abaixo há fatores que podem influenciar uma pessoa a desenvolver ou estar mais predisposta a esse distúrbio:
- Genética: histórico de transtorno de ansiedade na família
- Traumas passados: como perda de um ente querido e/ou acidentes marcantes
- Problemas na infância
- Doenças físicas
- Problemas cardíacos como as arritmias
- Doenças hormonais como hipertireoidismo e hiperadrenocorticismo
- Problemas respiratórios como doença pulmonar obstrutiva crônica
- Abuso de drogas, álcool ou medicação, como os benzodiazepínicos
Como saber se estou com ansiedade ou outro sentimento? Assim como todos os sentimentos, a ansiedade tem alguns sintomas característicos:
- Respiração ofegante e falta de ar
- Palpitações e dores no peito
- Fala acelerada
- Sensação de tremor e vontade de roer as unhas
- Agitação de pernas e braços
- Tensão muscular
- Tontura e sensação de desmaio
- Enjoo e vômito.
Neste período de Covid-19, é comum estarmos vulneráveis a ansiedades, seja por falta de um trabalho, dívidas ou até mesmo o medo de morrer ao se contaminar pela doença. Então, como lidar com isso? A primeira atitude a ser tomada é identificar esse sentimento e tentar refletir o porque deste sentimento e o que esta causando. Após é necessário conversar com outras pessoas, buscar algum tipo de ajuda, seja uma leitura, música para acalmar, vídeos sobre ansiedade, e descrever se há uma afinidade com os sintomas. Mas se eu não tiver dinheiro para buscar terapia? Recorra a internet, hoje, temos muita informação gratuita e profissionais que estão disponíveis sem custos. O importante é que você consiga identificar o sentimento, entender ele e trocar uma reflexão com pessoas que entendem do assunto ou que podem lhe ouvir de forma genuína. Há vídeos, orações, louvores e pessoas, isso mesmo, existem pessoas que podem lhe ajudar sem custo algum. Uma atitude benéfica é tentar ficar o mais tranquilo possível, evitando catastrofizar o problema. Se há dificuldade em resolver sozinho, busque ajuda. É necessário entender que esse sentimento irá passar, e que as coisas retornarão a normalidade após o caos. Para quem tem fé e esperança, tudo é resolvível. Basta crer.
Coach e professora
Seac Ensino Fonte de Vida
Para saber mais acesse o site www.escolaseac.com e saiba mais informações ou pelo telefone: (51)3723-1758 e fone/whats: (51)98608-0509.
0 respostas em "Você tem se sentido ansioso neste período pandêmico?"