9 dicas para se recolocar no mercado de trabalho

A crise econômica nesta fase pandêmica trouxe um aumento alarmante de demissões em todo o mundo, mas também se tornou um fator relevante para muitos profissionais evoluírem e apostarem em áreas inimagináveis.
Recolocar-se novamente no mercado de trabalho é sempre desafiador, as preocupações se acentuam ainda mais quando não se sabe por onde começar ou o que fazer, e isso é natural, porém não há motivos para pânico.
Para te auxiliar neste processo, trouxemos dicas importantes para o retorno das atividades profissionais e até mesmo uma nova oportunidade de se reinventar e investir em outro nicho que até então não se cogitava como possibilidade.

Veja a seguir:

1. Analise sua carreira profissional: verifique todos os seus passos, suas possibilidade, seus conhecimentos, experiências e inicie seu planejamento para o futuro. Avalie suas condições e tente adequá-las ao cenário atual. Perceba se você precisa melhorar em algum ponto e se realmente vale a pena continuar investido em determinado ramo.
  2. Estude as deficiências do mercado de trabalho: devemos ser estrategistas em períodos adversos e mensurar as necessidades do mercado, as profissões carentes de profissionais especializados, os modelos econômicos e encontrar novas oportunidades que sejam congruentes as nossas capacidades e especialidades.
  3. Mantenha seu currículo atualizado: é importante que seu currículo possua informações atualizadas e claras sobre suas competências e experiências para facilitar e conquistar a atenção dos recrutadores no dia da seleção.
  4. Seja visto e reconhecido: cadastre seu currículo em plataformas de vagas de emprego. Há diversos sites em que você pode se cadastrar de maneira gratuita e efetiva, fazendo com que seu currículo seja visto e analisado por diversas empresas.
  5. Atualize seus conhecimentos: invista em cursos ou especialize-se em uma nova área.
  6. Aprenda um novo idioma: saber falar um segundo idioma é um grande diferencial que pode te colocar à frente de outros candidatos ou pode até te projetar para oportunidades fora do país.
  7. Prepare-se para a entrevista: estude postura e vocabulário, vista-se adequadamente, seja pontual e evite contar mentiras, seja sincero e sutil, os recrutadores são frios e analisam minuciosamente cada detalhe.
  8. Amplie seu networking: mantenha sua rede de contatos ativa, converse com colegas ou pessoas que podem agregar na sua carreira, busque indicações e siga sempre em frente.
  9. Faça Coaching: o coaching é uma metodologia moderna com ferramentas que te mantém altamente preparado para enfrentar os desafios da carreira profissional e faz com que você se destaque dos demais concorrentes, abrindo horizontes e potencializando suas qualidades e habilidades.

As regras do momento são: manter a persistência, a atenção e investir em conhecimento.  Mesmo que a oferta supere a demanda, mantenha-se preparado e atualizado, tenha um diferencial e avance nesta largada para a tão sonhada recolocação profissional.

Se você ainda se sente despreparado ou inseguro para reingressar no mercado de trabalho, conheça a plataforma da Escola Seac e INSCREVA-SE nos cursos profissionalizantes para enriquecer seu currículo, ou faça um Coaching para potencializar e descobrir novos talentos e habilidades.

Clique no link e seja encaminhado para a página: https://escolaseac.com/cursos/

29 de julho de 2020

0 respostas em "9 dicas para se recolocar no mercado de trabalho"