Como desenvolver a criatividade?

Você gostaria de desenvolver sua criatividade e não sabe como? Pensa em ter ideias mas não consegue algo inovador? Se já pensou, aqui vai uma ótima notícia, as suas boas ideias não surgirão “do nada”. Isso mesmo, porque a criatividade ocorre através de uma sucessão de conhecimentos acumulados. Como assim? Ler muito, assitir filmes e séries, documentários, conversar com várias pessoas, lhe trará muitos aprendizados. Se já ouviu falar em ócio criativo e espera que suas ideias surjam em um momento de descanso e preguiça, sugiro ler a biografia de grandes gênios. Eles, estudavam por horas e trocavam ideias com pessoas mais inteligentes que eles. Utilizam cadernos para anotar os insights e refletiam muito sobre cada conceito. Claro, se você adquirir muito conhecimento, é bem provável que quando estiver relaxando algumas ideias possam surgir. Mas todo o esforço que você fez em ler e estudar, é que fez sua ideia. O que não tem nada a ver com a teoria do ócio criativo. Todos nós ao desenvolver algo seja um texto ou um produto e serviço, tiramos ideias de aprendizados de algum lugar. Algo se inova a partir de algo que já existe. O bilionário Bill Gates lia muito desde a infância, por toda sua vida leu os mais variados livros e assuntos, conversava com pessoas interessantes e inteligentes. Talvez seja isso que faz com que ele tenha tantas ideias e ganhe dinheiro com suas criações. Não lembro onde, deve ser em um dos livros sobre criatividade, que o homem que fez o automóvel disse: se eu ao inventar o carro tivesse perguntado aos carroceiros o que vocês precisam, eles teriam me dito: precisamos de cavalos mais rápidos. Outro dia eu li num post de Instagram: eu não estudei em Harvard mas na minha empresa trabalham pessoas que estudaram lá. Isso significa que para ter uma ideia genial você precisa ler muito, assuntos de qualidade e se conectar com as pessoas certas. Mas então, o que aprendemos com isso? Que precisamos ler muito, e não ter um domínio raso sobre algo. E manter diálogo com pessoas mais inteligentes que nós, então as ideias surgirão. E se você pensar sobre as pessoas que ficaram ricas com suas ideias, pense que devem ter lido e pesquisado muito sobre o assunto e depois pensaram sobre uma necessidade básica da população, algo que facilitasse e melhorasse a vida delas. Um exemplo disso foi o microondas, a lâmpada e o celular. Mas existem produtos e serviços que tornam nossa vida muito mais pratica e sem problemas. Então, se inspirou? Se você quer saber recomendações de livros sobre criatividade, podemos te ajudar. Entre em contato conosco. Bom final de semana.

Coach e professora
Seac Ensino Fonte de Vida

22 de julho de 2020

0 respostas em "Como desenvolver a criatividade?"